terça-feira, 6 de março de 2012

Biscoitos Frei Donato

 "A força de um ideal está em não desistir"...

Quando ouvi falar em dispára-biscoitos soube logo que tinha que ter um! Ao ver o  vídeo que explica o seu funcionamento no blog da Luísa Alexandra fiquei ainda mais convencida e lá pedi um para mim. Experimentei esta receita no fim de semana e quando utilizei o dito cujo não funcionou como eu esperava, a massa ficou agarrada ao disco. Ainda experimentei pôr farinha mas não funcionou. Sei que a culpa é minha, ou não acertei na consistência da massa (fiz à mão) ou será de não ter o tapete de silicone... Fiquei triste mas não vou desistir até acertar! Nem sempre conseguimos à primeira, mas há que tentar!! Eu penso sempre assim, nas pequenas e nas grandes coisas da vida...Se tiverem alguma sugestão digam por favor=) 

De qualquer forma, não se desperdiçou nada e fiz na mesma uns biscoitinhos muito bons, aliás tenho curiosidade em fazer todas as receitas maravilhosas de biscoitos da Luísa, cá em casa gostamos muito deste miminho com chã, café ou leite (gostamos de quase tudo basicamente!!) 





Ingredientes
300g de farinha
100g de açúcar
180g de margarina
1 ovo
1 colher chã de açúcar baunilhado
1 pitada de sal  

Preparação
Misturar todos os ingredientes até obter uma massa maleável. Cortar a massa com cortadores ou colocar no dispára-biscoitos. Levar ao forno até ficarem dourados, ou a gosto.

21 comentários:

  1. Tal como te disse, a consistência da massa é o mais importante.
    Tenho a certeza que numa próxima oportunidade serás bem sucedida.

    Beijinho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim já tive a ver algumas imagens e deve ter sido isso, mas hei-de conseguir=)
      Beijinho

      Eliminar
  2. Deve de ser da consistência da massa querida (ás vezes a temperatura da manteiga influencia muito), nada que a prática não resolva!!! Ainda não comprei um dispara biscoitos mas estou doidinha para ter um pois só vemos maravilhas dele né!!!
    Mesmo assim ficaram lindos e deve de ter ficado uma delicia =)
    Beijinhos

    http://fumonapanela.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que depois de acertar não vou querer outra coisa, pois realmente poupa trabalho. Num instante enchemos uma latinha de biscoitos para a semana=) Eu agora quando fizer vou tirar a manteiga antes do frigorífico porque já me lembrei que pode ter sido de não estar à temperatura ambiente. Vamos lá a ver como corre, vou dando notícias=)
      Beijinhos**

      Eliminar
  3. Vais ver que na proxima te vais sair melhor.
    Quanto ao sair bem da pistola convem que a massa esteja bem moldável e que dispares sobre um tapete de silicone, o que ajuda imenso nessa tarefa

    beijinhos e parabéns pela aquisição e por esses ricos biscoitinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois tenho lido que com o tapete é mais fácil, vou ver se compro um pra experimentar=) Antes ainda vou fazer uma tentativa com o papel vegetal, ver se acerto!

      Beijinhos Mariana e obrigado=)

      Eliminar
  4. Às vezes acontece isso, as primeiras vezes a utilizar utensílios novos por vezes não são muito fáceis, mas com a prática de certeza que vais conseguir fazer uns belíssimos biscoitos! De qualquer forma, esses ficaram lindos e devem ser igualmente deliciosos:)
    Um beijinho e boa sorte para a próxima tentativa:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Alice=) Sim é uma questão de ir tentando até acertar. Era bom que tudo corresse bem à primeira era=)
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Com dispara bolos ou sem ele as bolachinhas ficaram lindas na mesma :)

    bj
    http://ladyaofogao.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  6. Eu optei por não ter dispara biscoitos, uso cortadores ou faço à mão mesmo. Os teus mesmo sem o dispara, ficaram perfeitos! Bem lindos. E não desanimes, provavelmente só terás de lhe apanhar o jeito...e depois é bolachinhas a sair do forno todas as semanas!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. =) Eu foi com ideia de poupar algum tempo=) Sim pode ser, ver se apanho o jeito!
      beijinhos

      Eliminar
  7. Olá!
    Ey tenho a minha dispara biscoitos dentro da despensa aos meses ainda por estriar...que vergonha!! Tenho a certeza que te vais adaptar bem rapidinha á dita maquineta, a massa tem muita influência!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sandra=) A sério? Pois às vezes acontece, também tenho algumas coisas que nunca usei... Ai espero que sim, queria conseguir atinar com aquilo!
      Beijinhos

      Eliminar
  8. Estes biscoitinhos ficaram uma perdição. mts parabens e um bj

    ResponderEliminar
  9. Olá!
    Eu penso como tu, aquilo que corre menos bem da primeira vez serve exactamente para nos ajudar a melhorar, o mais importante é ter a humildade e a percepção do que temos de fazer melhor para a próxima...em tudo na vida, também tal como tu :)
    Sabes, eu quando utilizo uma "maquineta" nova ficou um pouco ansiosa e acabo por fazer sempre uma "desventura" lol os nervos apoderam-se de mim...mas com a pratica depois tudo melhora :)
    Na minha opinião ficaram lindos, aliás nem deconfiava que tinhas tido dificuldade...e o sabor é que realmente interessa, devem ter ficado mesmo gulosos!
    Eu gostei! :))
    Beijinho querida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh linda é mesmo isso... Nem tudo pode correr bem à primeira, há algumas coisas que levam mais tempo=) Mas não se pode desistir. Essa palavra raramente entra no meu dicionário, só mesmo quando não é possível fazer mais nada (infelizmente às vezes acontece).
      Estes ficaram bem porque acabei por usar cortadores e ficaram muito bons=)
      beijinho

      Eliminar
  10. Pois, também já andei a ver desse dispara biscoitos. Parece ser bastante pratico!! Vais ver que da próxima corre melhor. Mas não deixaram de ficar muito bonitos os biscoitos ;)

    Tania *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero bem que sim, vou tentando até acertar! beijinhos

      Eliminar
  11. Obrigado, fico muito contente=) Também terei todo o gosto em ver o seu=)

    ResponderEliminar

Todos os comentários são muito benvindos! Obrigado pela visita e voltem sempre que quiserem :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...