domingo, 15 de janeiro de 2012

Ainda a dar os primeiros passos - Tronco de Natal

Criar um blog onde pudesse partilhar um pouco de mim e principalmente da minha paixão pela culinária estava na lista das resoluções deste novo ano (que ainda não está totalmente concluída, mas já comecei a pôr algumas em prática…)
 
Desde criança que me interesso pela culinária. “Dei os primeiros passos” com uma tia minha, que me ensinou a fazer arroz branco (essencial) e alguns bolinhos… Depois fui ganhando cada vez mais gosto e hoje a minha cozinha é muito à base de experimentação, excepto os doces, aí mantenho-me quase sempre fiel às receitas…
 
O que mais gosto? Ervas aromáticas, especiarias, fazem toda a diferença na cozinha e eu uso e abuso! Gosto também dos pequenos pormenores, a decoração dos pratos, dos bolos, ainda que possa ser simples faz toda a diferença, pois como todos nós sabemos também “comemos com os olhos”.
 
O meu gosto por esta temática tem sido intensificado de há uns meses para cá, com a navegação quase “desenfreada” de vários blogs de culinária, sou cada vez mais viciada. Tenho aprendido imenso com todos vós, que partilham o vosso saber e de alguma forma, gostaria de fazer parte desta “rede” de partilha de conhecimento e experiência… Porque o “saber não ocupa lugar”. Aí está um dos meus lemas: “saber mais para fazer cada vez mais e melhor”.

E agora chega de palavreado e vamos ao que interessa.
Por que receita começar? Tinha de ser algo especial, algo pessoal, por isso a escolha não foi difícil.
 
Bem sei que já estamos fora da época mas vai ter que ser. Pra começar, vou postar a receita que mais sucesso tem feito ao longo dos anos e que as pessoas que me conhecem, anseiam a cada ano.
Aqui vai:
 
Tronco de Natal














Para o recheio (creme de pasteleiro conforme aprendi):
5dl de leite
Uma pitada de baunilha (às vezes uso corante, extracto ou outras açúcar baunilhado)
4 ovos
175g de açucar
2 colh. (sopa) de farinha
1 colh.(sopa) de manteiga

 
Ferve-se o leite com a baunilha e reserva-se. Num recipiente à parte, mistura-se os ovos mexidos previamente com o açúcar. Mistura-se a farinha e mexe-se bem. Adiciona-se a manteiga. Por fim, envolve-se tudo com o leite. Leva-se ao lume até engrossar.

 
Para a massa:
10 ovos
5 gemas
300g açúcar (uso sempre menos)
250g farinha

 
Bata os ovos e gemas com o açúcar durante 15 minutos à velocidade máxima.
Envolva a farinha muito cuidadosamente. Forre um tabuleiro grande com uma folha de papel vegetal, verta a massa e leve-a ao forno à Temperatura de 180ºC durante aproximadamente 25 minutos.
Quando estiver cozido (mas não muito para ficar fofinho), vire o tabuleiro sobre um pano e retire o papel. Recheie com o creme de pasteleiro e enrole cuidadosamente. Tenham atenção porque ele cresce muito.

 
Para a cobertura:
Uma tablete de chocolate de culinária (costumo usar Pantagruel pois nem todos fazem o mesmo efeito)
Apenas a derreto em lume brando. Fica bem crocante.

 
Construção do tronco:
Depois de enrolar, corto um bocado de cada ponta e com a ajuda do creme de pasteleiro coloco de lado, para fazer o efeito de tronco. Cubro com o chocolate e com as pontas de um garfo faço as riscas. Decora-se a gosto. Todos os anos decoro conforme a inspiração, este ano arranjei um bocadinho de azevinho e ficou assim. Espero que gostem=)




(a receita do bolo é do livro "Sabores de Natal da Popota", sim é verdade! )

Sem comentários:

Enviar um comentário

Todos os comentários são muito benvindos! Obrigado pela visita e voltem sempre que quiserem :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...