quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Doce de abóbora, toranja e especiarias

Tenho andado ausente, do meu cantinho, dos vossos... muita agitação nos últimos tempos, mas estou de retorno.

Neste dia das bruxas, fantasmas, partidas, abóboras decoradas deixo-vos exactamente um doce de abóbora=) estreei-me recentemente nas compotas e doces caseiros. A primeira foi uma de abóbora menina, laranja e canela, não sobrou para contar a história, estava boa demais!!!

Esta foi uma experiência, queria experimentar as estrelinhas de anis e os cravos da Índia que trouxe do mercado biológico noutro dia. Vi algumas receitas por aí, esta foi adaptada do blog da Joana, As minhas receitas, porque usei abóbora normal e à falta de laranja, usei toranja=)  Ficou uma delícia!!!




Ingredientes
1kg de abóbora limpa
600g de açúcar (metade usei açúcar amarelo)
2 cravinhos da Índia
1 estrela de anis
1 pau de canela
1 toranja
1/2 limão

Preparação

Corte a abóbora em cubinhos pequenos e coloque numa taça grande. Junte o açúcar, o pau de canela,  estrela de anis e os cravinhos e misture bem. Deixe ficar de um dia para o outro.
No dia seguinte, coloque a abóbora e o "molho" que entretanto se formou juntamente com as especiarias e o açúcar num tacho. Junte também a casca de limão e da toranja e os respectivos sumos.
Leve a lume brando até o doce estar no ponto (ponto de estrada). No meu caso, foram mais de duas horas.
Coloque depois o doce ainda quente em frascos esterilizados, feche-os e coloque-os virados para baixo para criarem vácuo. Guarde-os num local fresco e seco.


terça-feira, 2 de outubro de 2012

Tarte frangipane de figos

Figos e amêndoa... Uma combinação que adoro. Os figos têm sido abundantes cá em casa, não por ter uma figueira ou alguém que mos tenha dado (impossível dada a recente mudança geográfica=) mas porque tenho a sorte de ter um mercado biológico maravilhoso na cidade onde estou... Frutas, legumes frescos e abundantes. Alguns nunca por mim vistos... Tem sido uma descoberta de sabores. Novas rotinas se impõem e a de ir ao mercado ao sábado de manhã com o cestinho de verga é das que mais gosto!!!

Os figos têm vindo parar à cesta todos os sábados, são de uma senhora com ar de "avózinha querida", tão bons que desejava poder ir ao mercado mais dias=) No fim de semana que chegou o Outono, esta foi a receita escolhida para o acolher! Não é possível descrever o quão boa é, a doçura dos figos num recheio de amêndoa com uma base crocante, uma verdadeira delícia!!! A receita é adaptada do blog delicioso da Gaparzinha, no soup for you

Ingredientes para a massa
1 colher sopa de açúcar
1 colher chá de sal
280g de farinha
140g de manteiga bem fria
50g de água gelada

(Acrescentei uma colher de sopa de sementes de papoila)

Ingredientes recheio


225g de amêndoas sem pele ou miolo em pó (usei só 100g)
70g de açúcar
3 ovos
1 colher chá de essência de baunilha
1 pitada de sal
2 colheres sopa de manteiga
Raspa de ½ limão pequeno
8 a 10 figos


Preparação


Numa taça grande, misture a farinha, o açúcar e o sal. Junte a manteiga gelada e aperte com a ponta dos dedos até obter uma farofa grossa.
Junte a água bem fria, 1 colher de sopa de cada vez, até que a farofa se torne mais homogénea. Envolva as sementes de papoila.

Forme uma bola com a massa, envolva em película aderente e deixe no frigorífico por pelo menos 1 hora.
Aqueça o forno a 180ºC, estenda a massa com o rolo, coloque-a na tarteira e coza-a por 10 minutos.

Misture o miolo de amêndoa em pó com o açúcar e a raspa da casca de limão. Bata com os ovos, a baunilha, o sal e a manteiga até obter uma mistura homogénea.

Lave e seque os figos e depois corte-os em gomos. Espalme-os com uma colher.
Retire a base do forno, espalhe a mistura de amêndoa e depois distribua os figos por cima.
Leve de novo ao forno por 30 minutos.


 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...