quarta-feira, 28 de março de 2012

Bolo de alfarroba

Sabem quando a vida dá voltas de 180º??? É o que está prestes a acontecer com a minha...
A ansiedade é muita, os medos também, mas tenho esperança de que no fim valha a pena=)

Hoje trago-vos uma receita que não é novidade por aqui, mas que para mim constituiu uma das primeiras surpresas quando comecei a fazer parte deste "mundo"... Bolo de alfarroba.

Nunca tinha visto, nunca tinha provado, por isso a curiosidade aumentou. Logicamente que tive que experimentar e tenho a dizer que os comentários são bem justos, a alfarroba dá um gosto bem saboroso e uma consistência bem fofinha. Uma agradável surpresa! 



Ingredientes
3 ovos
3/4 chávena de açúcar
1 chávena de farinha
1 chávena de óleo (usei de café)
1 chávena de leite
1 colher sopa de vinho do porto
1 colher de chá de canela em pó
2 colheres chá de fermento em pó 
2 colheres de sopa de farinha de alfarroba
Coco ralado q.b.

Preparação:

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Untar uma forma de bolo inglês ou outra com manteiga e enfarinhar, ou então usar forma de silicone. Reservar. Bater os ovos com o açúcar, o óleo e o leite até ficar bem misturado. Adicionar a canela e o vinho do porto e envolver. Misturar a farinha de alfarroba com a farinha de trigo e o fermento. Envolver delicadamente. Verter na forma e levar ao forno, cerca de 40 minutos ou até passar o teste do palito. Esperar 5 minutos antes de desenformar e polvilhar com coco ralado a gosto.




A receita vi em vários blogs, como no canela moída (o antigo) e no Cat caffe. Delícia!!!

sexta-feira, 23 de março de 2012

Quiche de frango e legumes

Adoro quiches, tartes salgadas ou como quiserem chamar-lhes=) Permite-nos imensa versatilidade e é sempre uma boa forma de aproveitar algumas "sobras" ou então gastar o que está no frigorífico.

Quando sobra frango assado do churrasco por exemplo, no dia a seguir, em cerca de 80% das vezes sai uma quiche. Foi o que aconteceu desta vez, tinha muito frango pra gastar e alguns legumes a precisarem de "sair" do frigorífico, lá saiu uma tarte bem apetitosa!



Ingredientes
(os que quiserem usar=)
1 base massa folhada de compra
1 courgette
1 tomate maduro
1 cebola
Frango desfiado 
Azeitonas pretas descaroçadas
1/2 pacote de natas 
3 ovos
Uma pitada de sal
Oregãos
Pimenta preta moída
Azeite

Preparação
Forre uma tarteira com a massa folhada e pique com um garfo.
Num tacho ou frigideira, colocar um fio de azeite e a cebola picada finamente. Em seguida, acrescente a courgette cortada às rodelas finas e deixe alourar. Acrescente o tomate e, por fim, o frango previamente desfiado. Deixe evaporar bem a água dos legumes. 
Numa taça à parte, misture as natas com os ovos e tempere a gosto, com sal, pimenta e oregãos. Envolva este preparado no anterior e coloque na tarteira. Leve ao forno por 30 a 40 minutos, até estar dourado por cima.  Desta vez, foi acompanhado de salada de rúcula.



Bom Fim de semana para todos!!!

terça-feira, 20 de março de 2012

Tarte duas frutas

Hoje começa a minha estação preferida, a Primavera=) E embora no meu coração, os dias sejam mais de Inverno, a Primavera traz sempre esperança...

Para celebrar, deixo-vos uma tarte. Que uns queriam que fosse de morangos, outros de maçã, por isso saiu este resultado final, para agradar a todos=) Dois em um! 


Ingredientes:
Uma base de massa folhada
500ml de leite
1 colh (café) extracto de baunilha
100g açúcar
40g maisena
2 ovos
2 gemas
maçã ou morangos (ou os dois=)
canela

Colocar a massa numa tarteira e picar com um garfo. Em seguida, preparar o creme de pasteleiro. Levar o leite ao lume com o extracto de baunilha, reservando um pouco à parte, deixando ferver. Num recipiente à parte, bater os ovos e as gemas com o açúcar, juntar a farinha maisena e finalmente o leite que tinha reservado. Juntar esta mistura ao leite e levar novamente ao lume até engrossar. 
Deitar o creme na tarteira e no caso de utilizar maçã, cortar às fatias finas e passar por canela, dispondo a gosto. Levar ao forno até dourar.
Se preferir os morangos, acrescente só depois da tarte ter ido ao forno e estar fria.
Bem simples e uma delícia!





sexta-feira, 16 de março de 2012

Cupcakes de chocolate

Nunca provei daqueles cupcakes que às vezes se vê à venda, a grande maioria são lindos demais mas demasiado artificiais... 

Por ocasião do Dia dos namorados, veio-me à ideia experimentar e lá ajudei alguns amigos a surpreender com estes bolinhos que deixam qualquer um rendidinho. Experimentei muitas massas diferentes mas lá me decidi por três sabores: baunilha, chocolate e red velvet. As coberturas, bem, foram ao gosto das pessoas mas também fiz várias. 

Hoje deixo-vos aqui os de chocolate, com duas sugestões de cobertura. para os mais gulosos com cobertura de chocolate também, aquela tipo brigadeiro. E uns que fiz hoje com natas e morangos...

Que tentação maravilhosa! E de vez em quando é bem preciso um miminho assim!!



Ingredientes (para 18 cupcakes)
1 cháv (chã) e 1/2 de açúcar
4 ovos
2 chávs de farinha com fermento
1/2 cháv de chocolate (para os mais gulosos pode ser uma)
1 cháv (mal cheia) água quente
1 cháv (café) óleo vegetal


Cobertura
1/2 lata leite condensado cozido
25g de chocolate negro
ou
natas
açúcar em pó qb


Preparação
Comece por preparar as formas, colocando formas de papel plisado em formas de queques (eu ainda uso as tradicionais individuais=). Numa caçarola, bata o açúcar com os ovos até obter um preparado esbranquiçado. Acrescente a farinha e bata com cuidado. Em seguida, acrescente o chocolate, o óleo e a água quente (costumo aquecer uns segundos no micro-ondas).
Coloque cerca de 3/4 da massa nas forminhas e leve ao forno durante 15 a 20 minutos, verificando com o teste do palito.
Para o recheio de chocolate, levar o chocolate a derreter em lume brando com duas colheres do leite condensado cozido e depois acrescentar o restante. 
Para o creme de natas, basta bater as natas em chantilly na batedeira eléctrica, adoçando a gosto. Costumo pôr o pacote das natas no congelador por uns minutos antes e acrescento umas gotas de limão para ficarem bem firmes. Também tenho outro "truque" que é usar um pouco de "Chantilimut" que compro na Casa Januário, e neste caso, não é necessário açúcar.


Quando os cupcakes estiverem bem frios, rechear a gosto. Para o creme de chocolate utilizar uma espátula de barrar, para o creme de natas usar um saco de pasteleiro. Decorar a gosto  e conforme a inspiração!


Os de hoje ficaram assim!





Adoro chocolate e morangos, como ADORO!!!! Bom fim de semana para todos!

segunda-feira, 12 de março de 2012

Pizza monkey bread

Assim que vi esta receita no fantástico blog Kanela y Límon soube que tinha que experimentar. O pretexto foi um jantar de amigos, daqueles onde cada um leva alguma coisa, adoro!!! Esta receita torna-se óptima para estas situações, cada um vai tirando um "bocadinho", à mão mesmo, ou não se chamasse isto "pão de pizza do macaco"!!! =)
Dá algum trabalho (para quem não tem a MFP pelo menos, como é o meu caso=) e leva o seu tempo mas no final compensa e muito! 


Ingredientes
300ml de leite quente com 25g de levedura dissolvida no mesmo (usei um pacote de 11g)
550g de farinha forte
120ml de azeite suave (usei 100ml na massa)
1 iogurte natural
40g de flocos de batata
1 colh. de sobremesa de mel
1/4 de colh. de alho em pó (não usei)
1 colh de queijo parmesão ralado (não usei)
1 colh de sal 
Oregãos
Pão ralado ou farinha de milho

Para o recheio
Pode-se usar o que quiser, eu optei por ketchup, 3 queijos cortados em cubos, azeitonas verdes às rodelas e bacon em tiras


Preparação
Coloca-se a farinha na mesa de trabalho em forma de vulcão e vai-se acrescentando os outros ingredientes, unindo muito bem até se obter uma massa que não agarre às mãos. Faz-se uma bola, coloca-se num recipiente com um pano por cima e deixa-se levedar por meia a uma hora para que a massa cresça. Depois faz-se pequenas bolas de cerca de 20g, estende-se com as mãos ou com o rolo, pincela-se com um pouco de ketchup, coloca-se os ingredientes do recheio e fecha-se. Mergulha-se o fundo da bola numa tigela com azeite e oregãos e coloca-se na forma. A forma deve ser untada com manteiga (ou spray) e polvilhada com pão ralado ou farinha de milho. Repete-se este processo até acabar a massa e leva-se ao forno a 190ºC por 40 minutos aproximadamente.

Aqui ficam algumas fotografias do processo e do interior.


Acabei por a levar assim "do direito", gostei mais=) 

quinta-feira, 8 de março de 2012

Feliz Dia da Mulher e um Bolo de noz e maçã

Não é por hoje ser o dia da mulher, ou se calhar até é, mas eu adoro ser mulher!! Adoro ser amiga, irmã, filha, neta... E um dia vou amar ser mãe, como vou amar=) Para já, vou-me contentando com os outros "papéis" que também dão muito trabalho, mas mais que isso muita alegria! Que bom é ser mulher, hoje e todos os dias...

Por isso, Feliz Dia da mulher para todas! E neste dia, deixo-vos um bolinho de noz e maçã e uma orquídea, das da minha querida mãe=)



Ingredientes:
100g açúcar mascavado
4 ovos
200g farinha integral
2 colh.(chã) fermento em pó
100g nozes picadas grosseiramente
1 colh.(chã) canela em pó
1 cháv. leite
2 maçãs
canela e açúcar qb

Preparação
Mistura-se os ovos com o açúcar e bate-se bem. Envolve-se a farinha aos poucos e o fermento. Acrescenta-se as nozes e a canela.  Por fim, acrescenta-se o leite. Deita-se o preparado numa forma de bolo inglês (ou outra a gosto) forrado com papel vegetal. Descasca-se as maçãs e corta-se em fatias finas, passa-se por açúcar e canela e coloca-se em cima do bolo. Vai ao forno a 180ºC durante aproximadamente 45 minutos ou até verificar que está cozido com o teste do palito.





 Mais uma experiência bem sucedida=)

terça-feira, 6 de março de 2012

Biscoitos Frei Donato

 "A força de um ideal está em não desistir"...

Quando ouvi falar em dispára-biscoitos soube logo que tinha que ter um! Ao ver o  vídeo que explica o seu funcionamento no blog da Luísa Alexandra fiquei ainda mais convencida e lá pedi um para mim. Experimentei esta receita no fim de semana e quando utilizei o dito cujo não funcionou como eu esperava, a massa ficou agarrada ao disco. Ainda experimentei pôr farinha mas não funcionou. Sei que a culpa é minha, ou não acertei na consistência da massa (fiz à mão) ou será de não ter o tapete de silicone... Fiquei triste mas não vou desistir até acertar! Nem sempre conseguimos à primeira, mas há que tentar!! Eu penso sempre assim, nas pequenas e nas grandes coisas da vida...Se tiverem alguma sugestão digam por favor=) 

De qualquer forma, não se desperdiçou nada e fiz na mesma uns biscoitinhos muito bons, aliás tenho curiosidade em fazer todas as receitas maravilhosas de biscoitos da Luísa, cá em casa gostamos muito deste miminho com chã, café ou leite (gostamos de quase tudo basicamente!!) 





Ingredientes
300g de farinha
100g de açúcar
180g de margarina
1 ovo
1 colher chã de açúcar baunilhado
1 pitada de sal  

Preparação
Misturar todos os ingredientes até obter uma massa maleável. Cortar a massa com cortadores ou colocar no dispára-biscoitos. Levar ao forno até ficarem dourados, ou a gosto.

domingo, 4 de março de 2012

Pizza caseira

Ontem foi dia de mais uma nova experiência: pizza! Ou antes, massa de pizza feita em casa, porque habitualmente usava da comprada. Mas isso acabou=) Depois de ter provado esta, não volto mais a essa. Leva um pouco de tempo, mas é bem simples e fica completamente diferente. 
Para me estrear usei a receita da massa e molho de tomate do fantástico blogue As minhas receitas da Joana Roque, deu-me para duas pizzas grandes de tabuleiro.


Massa de pizza

Ingredientes:

500g de farinha (talvez um bocadito mais!)
40g de fermento de padeiro (usei 2 pacotes, 22g)
4dl de água morna

4clh sopa de azeite
sal q.b.

Preparação:

Desfaça o fermento na água morna e junte um pouco de farinha. Deixe levedar 10 minutos.
Peneire a restante farinha. Junte o sal, o azeite e o fermento e bata muito bem até obter uma massa fofa que se despegue da tigela. Se necessário junte mais farinha até ficar com a consistÊncia desejada.
Faça uma bola, cubra com um pano e deixe levedar em lugar ameno cerca de uma a duas horas.

Molho de tomate

Ingredientes:

1 lata de tomate pelado (Se tiver tomate madurinho ainda melhor)
1 cebola média
2 dentes de alho
Sal
Polpa de tomate
azeite
oregãos

Preparação:

Pique a cebola e os dentes de alho e leve a refogar num pouco de azeite. Quando a cebola começar a ficar translúcida, sem queimar, junte o tomate pelado cortado em pedacinhos, e deixe levantar fervura. Tempere com sal e oregãos e com um pouco de polpa de tomate. Deixe cozinhar em lume brando durante cerca de 20 minutos.

Depois da massa levedar, é só estender com a ajuda de um rolo de cozinha, colocar o molho de tomate, rechear a gosto e terminar com queijo mozarella ralado.

Para o recheio usei combinações de 3 a 4 ingredientes dos seguintes:
Fiambre
Cogumelos
Milho
Atum
Azeitonas pretas
Salsichas
Ananás
Miolo de camarão previamente cozido
Rúcula
Queijo mozarella ralado 

Relativamente à rúcula cozeu demais, para a próxima ponho uns minutinhos antes só.

Ficaram uma maravilha! Foram aprovadíssimas cá em casa. 

Bom fim de semana!

quinta-feira, 1 de março de 2012

Tartelettes de courgette, tomate e mozarella

Hoje começa Março... O tempo voa, demais às vezes... mas a vida é mesmo assim. Por isso há que aproveitar bem. Com a família, os amigos, sair, passear, ler, escrever e claro, para mim, cozinhar!
Aqui ficam uma tartelettes bem simples mas muito saborosas. Tartes são das coisas que mais gosto de fazer, doces e salgadas, pequenas ou grandes. Basta usar a imaginação, especialmente nas salgadas=)


Ingredientes (para 6 tartelettes)
uma base de massa folhada
2 tomates frescos
1 courgette média
1 bola de queijo Mozarella
1 iogurte natural
1 ovo
Sal (usei uma mistura de flor de sal com oregãos)
Pimenta



Preparação
Forra-se as tarteiras com papel vegetal ou unta-se com manteiga para depois não colarem. Forra-se com a massa folhada. Distribui-se por cima a courgette em rodelas finas (eu não tiro a casca), o tomate em cubos pequenos e o queijo mozarella em rodelas. Numa tigela, deita-se o iogurte e envolve-se bem com o ovo. Tempera-se a gosto com o sal e pimenta (ou outras especiarias a gosto). Deita-se um pouco deste preparado por cima das tartes. Leva-se ao forno  durante aproximadamente meia hora, até estarem douradinhas.
 






Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...